Idioma:

Fone (54) 3327-3638 | ic@ic.ind.br | Passo Fundo - RS

Releases


Mercado Nacional

Três montadoras estudam instalar fábrica no País

 

 

Três grandes montadoras - Audi, Land Rover e Kia - devem definir no início de 2013 se irão investir na instalação de fábricas no Brasil. O novo regime automotivo (Inovar-Auto), lançado pelo governo brasileiro em outubro e que estabeleceu novas regras para importação e escalas de incentivo para as montadoras com fábrica no Brasil, certamente vai pesar na decisão destas empresas.

Na semana passada, durante evento de importadores de veículos realizado em São Paulo, Leandro Radomile, presidente da filial brasileira da Audi, confirmou a existência de estudos para instalar fábrica no Brasil, observando porém que estariam ainda em fase inicial, sem nada definido.

De 2000 a 2006, a Audi produziu o A3 na fábrica da Volkswagen, no Paraná. Essa pode ser novamente a alternativa adotada pela fabricante. A hipótese chegou a ser levantada, em outubro, por Marcos Winterkorn, presidente mundial da Volkswagen, controladora da Audi. Sem confirmar a informação, Radomile comentou que “é mais fácil adaptar uma planta do que construir uma nova".

Na Kia, que em mais de uma ocasião já manifestou a intenção de produzir no Brasil, as medidas do governo levaram a empresa (ou pelo menos seu distribuidor nacional) a retomar os planos. A marca foi uma das mais prejudicadas com o aumento de 30% no IPI para carros importados e as vendas no Brasil registraram forte queda.

Segundo a Folha de São Paulo, o importador oficial da marca, José Luiz Gandini, estaria negociando com o grupo coreano um contrato de cessão de tecnologia para que ele possa realizar o empreendimento. Esta seria, inclusive, uma saída para um antigo impasse entre o governo brasileiro e a montadora sul-coreana, relacionado ao passivo tributário deixado pela Asia Motors do Brasil, antigo parceiro da Kia no País. Segundo Gandini disse à Folha, a Kia teme que a dívida possa ser cobrada pelo governo na hipótese da instalação da fábrica. "[Eles] não tomaram a decisão por causa da dívida. Se eles fizerem, correm o risco de o governo resolver executar a dívida e tomar a fábrica".

Outra montadora que avalia a construção de fábrica no País é a Jaguar Land Rover, hoje controlada pela indiana Tata Motors. "Estamos fazendo uma análise de viabilidade", afirmou o diretor de operações da empresa no Brasil, John Peart, ressaltando que a decisão cabe à matriz na Inglaterra e que, por enquanto, não há nenhuma perspectiva de anúncio de investimentos.

Durante o Salão do Automóvel, em outubro, o diretor-presidente da Jaguar Land Rover na América Latina, Flávio Padovan, afirmou que montadora está analisando o projeto sob a luz do novo regime automotivo. "Temos o desejo de produzir no Brasil, mas somente anunciaremos uma decisão após a conclusão dos estudos", disse.

Newsletter

Acompanhe as novidades do mercado
com noticias da IC, cadastre seu e-mail:


Copyright ® 2013 IC Usinagem Industrial Direitos reservados. Parceria Sistemas
Endereço:
Rua Livramento 150 - Bairro Boqueirão
CEP 99025-500 - Passo Fundo - RS
E-mail: ic@ic.ind.br
Fone (54) 3327-3638
(54) 3311-4488
Celular (54) 9932-4468
Mídias Sociais:
Facebook IC Instagram IC Linkedin IC